Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Xanalicious

Qua | 17.08.11

Zara e o trabalho escravo

Hoje quando vinha para o trabalho estava a consultar o Twitter, e reparo em imensos tweets sobre a Zara e o trabalho escravo... Não entendi!! Mas depois de uma maior pesquisa percebi que ontem foi para o ar no Brasil um programa que se chama "A Liga" que denuncia - na generalidade - que as marcas de fast fashion recorrem a trabalho escravo, demonstrando como exemplo a marca Zara, que recorre ao trabalho escravo de bolivianos (que podem ver no vídeo).

O assunto não é de hoje, e não se aplica apenas às casas de fast fashion, mas também às grandes marcas internacionais (lembro-me que nos anos 90 o assunto foi bastante discutido). Mas o assunto rebentou, que nem bomba, nas redes sociais, onde a Zara foi bastante insultada. Pressupõe-se que a marca virá a publico - brevemente - responder a toda esta questão (justificando-se com a questão do trabalho ser terceirizado, e que por isso não consegue ter total controlo sobre a produção de todas as suas peças - o que não é nenhum absurdo, apesar de muitas pessoas acharem que é a típica justificação). O assunto não deve fazer grandes danos aos lucros astronómicos da marca (nem a polémica com as tshirts de bloguers o fez!!), mas trata-se de responsabilidade social das marcas... Vou ficar à espera!!



E vocês, o que acham do assunto? O trabalho escravo é algo a que temos que nos habituar pois "está em todo o lado" ou acham que deve ser algo que precisa de mais atenção por parte da imprensa e, até mesmo, dos blogues de moda?

?Fonte: Noticias da Tv Brasil

Comentar:

CorretorEmoji

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.