Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Sex | 06.05.11

UM ANO SEM COMPRAS??

Foi assim que eu reagi quando li este post no blog "Não somos os Beckham", sobre Joanna Moura, uma publicitária brasileira que, por motivos financeiros, decidiu estar um ano sem comprar uma unica peça de roupa (e quem diz roupa com certeza que diz sapatos, malas, bijuteria, etcccc). Para isso criou o blogue "Um ano sem Zara", onde posta diariamente os seus looks e pensamentos.



Eu juro que fiquei a pensar nisto e a filosofar no que significaria para mim um ano sem compras...

Mais dinheiro ao fim do mês (muuuito mais), mas "zero fun"! Gosto tanto de ir às compras: correr as lojas, sonhar com combinações novas, aquela excitação "do brinquedo novo?", a beleza de peças pelas quais nos apaixonámos, o up na auto estima...

Por outro lado, e lendo o primeiro post do blogue, conseguimos perceber o outro lado da questão... O lado "Becky Bloom" da questão! Sabemos perfeitamente que existem mil e outras coisas que, igualmente, nos podem transmitir satisfação, mas insistimos sempre no mesmo porquê? Têm noção que eu e algumas amigas raciocinamos financeiramente por preço/peça, do género alguém diz "isto custa x" e eu penso "É o preço de um vestido" LOL É o consumismo no seu estado puro, é quando o "gostar de roupa" se traduz em "precisar de roupa urgentemente", é o vício!!


Sinceramente, sei que tenho roupa para vestir sem grandes repetições durante um ano inteiro... Mas acho que não estou em "estado-Becky-Bloom", e não acho que tenha necessidades financeiras ou psicológicas que me levem a tomar uma decisão extrema como esta. No entanto acho que devemos aprender algo com isto tudo, e tentar desacelerar o desejo consumista, para que um dia não tenhamos um choque igual ao de Joanna (que estava prestes a ser despejada...).




Não sei o que diga mais sobre isto.... Filosofem comigo, vá!!!

Eram capazes de algo tão drástico? Sim, não e PORQUÊ?

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.