Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Sex | 11.03.11

Se Moda é Arte, então qual o problema de coleccionar sapatos?

A propósito do "Linha da Frente"? que passou esta semana, na RTP1, (link está no Facebook do Xanalicious), a minha querida avó estava ontem a dar-me na cabeça porque eu tenho muitos sapatos, e muitas malas, e muita coisa no geral. Eu, por norma, aceno com a cabeça e digo que sim, que tem razão, e não entro em argumentações, porque há certas coisas que a geração dela (no geral) não entende.

Mas aqui posso argumentar, certo?

Eu, como grande parte das pessoas que conheço, e das pessoas que lêem este blogue, tenho "coisas a mais". Eu não caracterizo o consumismo como um fenómeno geracional, porque acho que é mais amplo que isso. Acho que surgiu, nestas dimensões, com o virar do século, e com o surgir de referências como Carrie Bradshaw e os seus Manolos. Claro que antes haviam filmes como "As Meninas de Beverly Hills", mas eu considero que foi a viragem de século, juntamente com referências como Carrie e, ainda, o desenvolvimento da fast fashion, os grandes icrementadores deste fenómeno que é o Consumismo.

Mas, e esta é a minha justificação, qual é - afinal - o problema? Cada pessoa tem os seus gostos, a sua mentalidade, e os seus rendimentos. Certo? Claro que o consumismo pode tornar-se num problema - como vimos no Linha da Frente, e como já falei aqui - mas isso é como tudo na vida! E este, pelo menos, não faz mal à saúde... No máximo faz mal à carteira, mas isso, como tudo, depende de pessoa para pessoa.

O problema passa por existir um certo estigma social com o facto de as pessoas gostarem de ter vários sapatos, ou malas, ou roupa. Um pessoa que compre livros, é uma pessoa culta. Uma pessoa que viaje, é uma pessoa culta. Uma pessoa que compra roupa? Pois claro que é fútil!!! Mesmo que seja uma pessoa que - como eu - também leia (bastante), também viaje... Se gosta de comprar sapatos e falar de moda... É fútil!!


Se há quem coleccione quadros, quem coleccione antiguidades, quem coleccione selos... Então alguém me explica... Qual o mal de coleccionar sapatos?! É que - no meu ponto de vista - é ainda mais inteligente... Ao menos têm alguma utilidade.

Am i right or am i right?!

39 comentários

Comentar post