Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Qua | 19.02.14

OPINIÃO | A PUBLICIDADE

Sobre a publicidade nos blogs - e no geral - costumo dizer que é um mal necessário.

Necessário porque é a maneira que as marcas têm de expor os seus produtos (não podem estar à espera que alguém as descubra e passe a palavra), e porque - let's face it - é o que nos paga TODO o trabalho que temos com o blog (e que pode ser muito, acreditem ou não).



A questão que se coloca é: with great power, comes great responsibility. E é isso! A partir do momento em que aceitei ter publicidade/propaganda no blog (paga em dinheiro, ou até mesmo produtos e giveaways) tomei conta que estava, sim, a ganhar uma responsabilidade - que até aí não tinha! Porque era um blog completamente despretensioso, que começou a ganhar views e mais views, e que se tornou em algo com potencial para lucrar. E isso é uma coisa boa, muito boa. Porque eu continuo a postar todos os dias (porque quero, gosto, sou viciada neste meu cantinho), e tenho maneiras de lucrar com o "sucesso" que tenho.


Até aí tudo certinho e direitinho... Mas onde entra a parte da responsabilidade? Em saber o que se faz, e como se faz. Ter padrões de escolha, porque os leitores não vêm a um blog de moda e beleza ler sobre seguros automóveis, saber fazer, porque quem nos "paga" quer algo apelativo e quem lê tem o direito de ser bem informado, mas - ACIMA DE TUDO - transparência. Haaaa, a transparência (aka, assinalar o conteúdo pago, dizer que se recebeu algo, que a marca ofereceu x para giveaway, ...). Parece ser uma coisa muito complicada de assimilar, esta questão da transparência. Uns não se querem dar ao trabalho, outros acham que afasta leitores, outros - e let's face it, é este "o" ponto - não atrai tanto clique. Aqui deste lado (falo apenas por mim, atenção) nunca recebi uma crítica, nunca vi os números "a descer" e sempre tive sucesso nas campanhas que fiz (pelo menos as que tenho acesso aos números, ou feedback). Muito pelo contrário, os números sobem! E melhor de tudo? Todo o feedback que recebo de leitores nesse sentido é muito positivo.


Eu apelo à transparência dos blogs e, principalmente, à criação de legislação nesse sentido. Porque para umas coisas somos imprensa, mas para o que não convém já não somos. Então fica o pedido: regulem a publicidade em blogs - acreditem que têm aí potencial para lucrarem também, atendendo ao que vejo por aí. Regulem, vai ser fácil - basta adaptar esta directiva à realidade dos blogs. Parem de "ignorar" esta questão, porque o digital já mexe com muito dinheiro, e influencia - tantas vezes de forma errada - muitas (muitas!!) pessoas (eu sou uma delas, mesmo tendo um blog, e sabendo muito do que vai "dentro do convento").






Política de publicidade do blog, aqui.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.