Sobre a publicidade nos blogs - e no geral - costumo dizer que é um mal necessário.
Necessário porque é a maneira que as marcas têm de expor os seus produtos (não podem estar à espera que alguém as descubra e passe a palavra), e porque - let's face it - é o que nos paga TODO o trabalho que temos com o blog (e que pode ser muito, acreditem ou não).
A questão que se coloca é: with great power, comes great responsibility. E é isso! A partir do momento em que aceitei ter publicidade/propaganda no blog (paga em dinheiro, ou até mesmo produtos e giveaways) tomei conta que estava, sim, a ganhar uma responsabilidade - que até aí não tinha! Porque era um blog completamente despretensioso, que começou a ganhar views e mais views, e que se tornou em algo com potencial para lucrar. E isso é uma coisa boa, muito boa. Porque eu continuo a postar todos os dias (porque quero, gosto, sou viciada neste meu cantinho), e tenho maneiras de lucrar com o "sucesso" que tenho.
Até aí tudo certinho e direitinho... Mas onde entra a parte da responsabilidade? Em saber o que se faz, e como se faz. Ter padrões de escolha, porque os leitores não vêm a um blog de moda e beleza ler sobre seguros automóveis, saber fazer, porque quem nos "paga" quer algo apelativo e quem lê tem o direito de ser bem informado, mas - ACIMA DE TUDO - transparência. Haaaa, a transparência (aka, assinalar o conteúdo pago, dizer que se recebeu algo, que a marca ofereceu x para giveaway, ...). Parece ser uma coisa muito complicada de assimilar, esta questão da transparência. Uns não se querem dar ao trabalho, outros acham que afasta leitores, outros - e let's face it, é este "o" ponto - não atrai tanto clique. Aqui deste lado (falo apenas por mim, atenção) nunca recebi uma crítica, nunca vi os números "a descer" e sempre tive sucesso nas campanhas que fiz (pelo menos as que tenho acesso aos números, ou feedback). Muito pelo contrário, os números sobem! E melhor de tudo? Todo o feedback que recebo de leitores nesse sentido é muito positivo.
Eu apelo à transparência dos blogs e, principalmente, à criação de legislação nesse sentido. Porque para umas coisas somos imprensa, mas para o que não convém já não somos. Então fica o pedido: regulem a publicidade em blogs - acreditem que têm aí potencial para lucrarem também, atendendo ao que vejo por aí. Regulem, vai ser fácil - basta adaptar esta directiva à realidade dos blogs. Parem de "ignorar" esta questão, porque o digital já mexe com muito dinheiro, e influencia - tantas vezes de forma errada - muitas (muitas!!) pessoas (eu sou uma delas, mesmo tendo um blog, e sabendo muito do que vai "dentro do convento").
Não tenho absolutamente nada contra a publicidade em blogs, aliás, é uma forma de conhecermos produtos/marcas. Contudo, como leitora assídua do teu blog, confesso que custa-me ver a publicidade à Showroomprive depois de ter tido uma péssima experiência com a dita empresa.
Daí está aquilo que explico na minha política - eu não assumo responsabilidades por um serviço que compete a outros. Eu não digo que o serviço é óptimo, que eles são espectaculares - eu limito-me a publicitar promoções que eles fazem. Claro que se eu tenho conhecimento de que a empresa, qualquer uma que seja, que publicite engana pessoas, é "caloteira", ou situações do género, claro que retiro, mas não me posso basear em "más experiências" de uma ou outra pessoa, até porque - e em relação ao SRP - só tenho lido bons testemunhos (de amigas, bloggers, etc). Más experiências já tive com a Zara, com a Pull&Bear, e com tantas outras, mas não deixo de falar nelas! Beijinhos :)
Eu não menciono o nome do blog exactamente porque não quero acusar ninguém - e já retirei essa parte do post, porque não sou mais nem menos que ninguém, e também não é a mim que me cabe "regular e fiscalizar" nada. Mas já agora, o blog a que se refere faz isso há poucos meses (quando é fonte de rendimento, segundo a autora, há anos) :) Mas lá está, apelo à legislação, pois - e para todos os efeitos - não estão a fazer nada ilegal! Beijinhos
Concordo Xana. Eu gosto imenso de ver os blogs de moda beleza living etc. Vejo o teu como vejo de outras pessoas. e uma das coisas que mais espanto me causa é a quantidade de produtos que postam diariamente, quando se percebe que são claramente oferecidos pela marca. Eu vejo longe esses patrocinios mas há muita miudagem que deve achar que as moças são riquinhas para todos os dias terem champos novos, perfumes novos, velas de dezenas de euros, se clahar estimulando a um consumo que não é conveniente, exigindo dos pais ou recorrendo a credito (infelizmente isto é verdade, e tu sabes bem a influencia que os opinion makers têm). A Maria Guedes Lisboa, a Pipoca Mais Doce, A Coco na Fralda, a Catarina do Dias de uma princesa, as mais "conceituadas" têm esse cuidado. Ainda agora fizeram todos promoção ao Yellow Lable. Mas outro exemplo contrario a Joana do SketchBookSix. Todos os dias produtos novos, sem qualquer referencia a ofertas. Espero estar enganada e não estar a fazer mau juizo mas é demais! e até em termos de marketing era preferível: ofereceram-me vou experimentar e depois já vos conto!
E as mais conceituadas (as que sigo pelo menos) são assim há muito pouco tempo, e mesmo assim... Ainda há ali muita coisa que ACHO estar por sinalizar (atenção ao acho ahahahah). Mas felizmente estamos todos a progredir nesse sentido :D E sim, as pessoas subestimam os leitores - acham que eles é que têm que fazer "a triagem". Não são! Nem o sabem.... Eu, já com anos disto, ainda dou por mim "a ser enganada". Imaginem-se, como diz e bem, miúdas de 16 anos, sem conhecimento do meio, e o cartão dos pais na mão! É nisso que temos que pensa! Beijinhos
Confesso que enfio a carapuça com este post. Como sabes - porque já falámos sobre o assunto - nem sou das pessoas que mais publiposts tem neste mundo da blogosfera. Mas não vou ser hipócrita e dizer que não os tenho, porque tenho. E confesso que nunca os referencio. Mas o certo é que também não faço com que o leitor seja parvo e ache que eu comprei o produto... Não crio textos mirabulantes nem histórias fictícias para parecer que comprei aquele produto que falo, é certo. Mas às vezes penso nisso, se não deveria referenciar quando é post relacionado com um produto que me foi oferecido pela marca/agência... Já começa a pesar na consciência e não vou fazer de conta que não é comigo claro. Aplaudo-te pela abertura com que falas do assunto! :)
Este post não era para meter carapuças, até já começo a arrepender-me de o teu publicado eheh mas numa de alertar, porque eu também só me apercebi da responsabilidade um pouco depois (ainda só tinha uma parceria, que introduzi inicialmente - felizmente). É muito fácil, principalmente para quem não tem formação, não pensar em certas consequências ou responsabilidades. E eu acho que é da nossa competência pensar nisso, mas também deveria ser competência da ERC regular tudo isso, porque - para todos os efeitos - quem não sinaliza em blogs não está a cometer nenhuma "ilegalidade". Enfim, é um assunto complexo... :) Beijoooo
Acho que tens toda a razão naquilo que dizes! Gostamos sempre de saber quando é que um post é publicitário ou não e, sobretudo, de ver a opinião SINCERA de quem está a publicitar :)
Estive para te escrever acerca deste assunto há bem pouco tempo! Sou das pessoas que vem diariamente ao blog já há muito tempo. É notória a evolução que o blog teve, em termos de forma de escrita, conteúdo e... publicidade. Não critico de maneira nenhuma que se faça publicidade no blog e se ganhe dinheiro com isso, eu faria o mesmo se me encontrasse numa situação semelhante, mas reconheço que a maneira como esta agora é feita me incomoda. Em tempos falavas muito da Benefit (não sei se com o intuito de fazer publicidade ou não) mas notava-se que falavas com mais carinho da marca, com a experiência de ter utilizado os produtos. No fundo como se estivesses a aconselhar uma amiga... E, confesso, levaste-me a querer experimentar os produtos. Neste momento a publicidade passa simplesmente por informar que existe "tal" promoção e esta loja vende "X" produto. Sinceramente, no meu caso, esta história da publicidade em blogs está a causar o efeito contrário. Em vez de me sentir compelida a comprar o produto, ganho alguma resistência em fazê-lo... Sou só uma das muitas leitoras, parece-me que as demais nem ficam muito incomodadas com o assunto, mas se puderes voltar a fazer propaganda a produtos e serviços em que confias, testaste e recomendas, acho que seria o ideal. :) De qualquer forma não vou deixar de cá vir. Parabéns pelo trabalho e pelo sucesso. Beijinhos
Btw, a Showroomprive tem de facto alguns problemas, também tive uma má experiência que ainda hoje se prolonga...