Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Qui | 22.04.10

Existe um lado mau na moda?

A moda é algo de muito belo, que (suponho eu) toca a todos os leitores deste blogue (e a muuitas pessoas).

Falo por mim, quando digo que acho uma das coisas mais belas neste mundo, é uma forma de arte... E o que torna esta forma de arte tão diferente das restantes? Não pertence (só) a um museu, não precisamos ser coleccionadores (leia-se ricos!), e podemos USAR! É isso mesmo... A moda é uma forma de arte tão apetecível e que chama tanta gente porque é algo que se usa: e mesmo quando não podemos adquirir o objecto de desejo (Chanel COF COF), podemos sempre imaginar o bem que nos vai/iria ficar!! hahahahaa Guilty!!!


Mas existe um lado mau nesta industria? A moda exerce uma influência negativa a quem não sabe apreciá-la?

Well... Existem alguns aspectos negativos, ligados à industria! Mas atenção... Tirando aspectos tais como as fábricas em paraísos de mão-de-obra (e exploração de empregados, e crianças!!), e labels "Made in France" quando na realidade foram feitos na Tailândia, são as pessoas que tiram desta forma de arte más influências. Este post não é um ataque à industria! (obviamente!)

Distúrbios

Quem não olhou para a capa da Vogue e pensou: "Quem me dera ter aquelas pernas!"? E quando isso se torna uma obsessão?

Anorexia, bulimia, dismorfofobia... Distúrbios já bem conhecidos da população em geral, por haverem cada vez mais casos (e mais fulminantes) a virem a publico. Atacam a nível nervoso e (por consequência) a nível alimentar. Andam as três de mão dada, numa mistura bem agressiva, e por vezes mortal!


A modelo brasileira Ana Carolina Reston, que morreu devido a anorexia, e Lily Allen, que admitiu sofrer de dismorfofobia.

Inveja

Este nem preciso de explicar muito, né? Todos nós conhecemos alguém que sofre deste mal... Existe a inveja saudável (que é aquela que todos temos... "EIA, esses sapatos são tão giros! Quem me dera... hehe), mas depois existe aquela já mais a dar para o obsessivo. Aquela que nos leva a comprar e usar coisas não porque que gostamos especialmente mas para mostrarmos algo, para mostrar-mos posição.


O maior sintoma da inveja (na minha opinião)? Tentar CRIAR inveja por parte das outras pessoas em relação a nós!


Vício em estética

É algo que vamos vendo em filmes, e em séries, e... Em casos ridículos como o de Heidi Montag! Existem casos "menos graves", como o de Demi Moore e de Nicole Kidman .

E o vício não se restringe apenas a cirurgias e botox... Maquilhagem, tratamentos estéticos, e photo shop são alguns dos elementos que também viciam!


Heidi Montag e Nicole Kidman

Pobreza envergonhada

"Estou, Cofidis? Cria 1000€! Preciso de um vestido novo..." - Vocês duvidam que isto acontece?

Existem pessoas a comprar coisas que não podem pagar, e a comprar itens de label falsificado para mostrar algo que a que não têm acesso. Qual dos dois casos é mais grave? Para mim são os dois...


Esbanjamento


O contrário da pobreza envergonhada! Aqueles que têm realmente muito dinheiro, mas muito pouca personalidade (ou gosto) e que compram coisas só para serem diferentes, só para serem superiores, só para ostentarem riqueza...



Não fiquem em baixo com este post... Sabem o que é que eu faço quando leio estas coisas? Tomo como lição!!


A moda é algo de divertido, é algo que faz parte de nós, é algo que serve para tornar a vida mais bela!!

Não serve para deprimir, para obcecar, para nos transformar radicalmente...


xxx

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.