Como a maior parte de vocês sabe, eu vivo no concelho de Sesimbra, o que significa que estou rodeada de boas praias. E, sim, adoro praia!! Já não sou capaz de estar um dia inteiro na praia (chateio-me), mas não há nada como dar um valente mergulho no mar do Meco e depois secar na toalha com um bom livro ou uma boa conversa!! Simplesmente não há...
Mas há um ano e pouco, desde que li o testemunho de Vic Ceridono (musa!), repensei toda a questão do bronze. Para começar, eu sou branca! Ou seja, nunca fico "preta" no Verão!! Nem nos anos em que ia durante todo o dia, todos os dias, para a praia. Ultimamente ganho apenas aquele "ar saudável"! Mas este ano decidi que vou ter ainda mais cuidados do que os que tive o ano passado.
Porquê?
- Em primeiro lugar porque tenho a maior paranóia do mundo com a questão das doenças de pele, principalmente provocadas pelo excesso de exposição ao sol.
- Em segundo lugar porque não quero parecer um bicho daqui a 20 anos (visto não ter herdado boa genética nesse aspecto). E sim, acredito piamente que a maior parte das pessoas que conheço vai parecer um bicho daqui a 20 anos...
- Em terceiro lugar, porque o meu bronze raramente era uniforme (e é assim na maior parte dos casos que conheço) e isso acaba por: 1) ficar feio; 2) complicar bastante o processo de me maquilhar!
- Em quarto lugar, porque aprendi a gostar da minha pele branca!!! Desde que passei a ler sobre beleza e maquilhagem posso dizer que até prefiro assim... É muito mais versátil, e "dá com tudo"(ou nunca reparam que as brancas podem usar muito mais cores/produtos que as morenas?). Para dar um tom de saúde? Um blush. Para dar um ar bronzeado? Uma passagem leve de pó bronzeador!! Simples e eficaz.
Para que conste eu não utilizo auto bronzeadores (nunca) e não utilizo pó bronzeador para nada mais do que uma leve passagem pelo rosto ou como blush (a solo, ou ao de leve por cima de blush rosa) - e pelo que vejo, raramente resulta se não for assim!! Bronzeador? Sempre usei, mas acho que não vou usar (muito) mais.
Claro que me farto de ouvir "não tens ido à praia?" "estás doente?" bla bla... But guess what? I dont care!!
Para mim "tan is soooo last season"
E vocês, como lidam com toda esta questão? Contem-me tudo!!
Penso que as pessoas "mais branquinhas" e que têm tendência para ficar vermelhas ao primeiro impacto do sol são capaz partilhar mais dessa opinião do que pessoas que são morenas por natureza. Eu chamo-me de falsa morena, porque no Verão fico muitoooo morena, basta um pouco de sol para ter uma cor decente (bastou o último fds) mas depois durante o Inverno tenho uma pele que de morena não tem nada. Tenho imensa necessidade pelo sol e por me sentir com uma cor mais saudável. Apesar de ficar morena com bastante facilidade sempre usei protectores solares, deixei de usar óleos e essas coisas e no inverno uso autobronzeador de vez em quando, fazendo sempre uma boa exfoliação antes e depois para retirar o produto. Uso todos os dias creme com protecção solar, mas era incapaz de viver sem apanhar sol e sem ter aquela sensação de alegria a entrar pelo corpo quando estamos ao sol :)
Notinha: Eu não pretendo deixar de apanhar sol... Não senhor!!! :D Simplesmente não vou usar mais bronzeadores (na cara pelo menos) e não tenciono "torrar ao sol", nem sair de casa sem protector na cara! (:
Mas sim, as pessoas naturalmente morenas é normal que tenham cuidados diferentes do que as pessoas naturalmente "lulas" (é o nome com o qual eu, carinhosamente, apelido as pessoas como eu LOL). É claro que quero apanhar uma corzinha saudável nesta cara, mas sem passar muito disso decididamente! (:
eu não gosto de estar na praia a virar frangos só para ficar morena...nunca vou nas horas de maior calor e para além disso uso sempre protector solar =)
Adorei o post e eu sou igualzinha, Branca como a cal da parede! No trabalho fiquei aplidada de Branca de Neve :O oh God! Para ficar com uma cor decente no verão ja fiz o teste e sao necessários 15 dias na praia a torrar (com protector claro!) mas de a uns anos para ca n tenho essa oportunidade por isso tambem uso um pozinho e este ano comprei um creme da Clinique mas nem lhe tenho feito uso! Qualquer dia tb me conformo eheheh
Boa questão Xana:) Eu acho esteticamente bonito uma pele branca ou com um tom dourado. Pelo contrário, o bronzeada muito forçado e cheio de manchas é muito inestético. Felizmente a Moda apela cada vez mais a um tom de pele natural, o que começa a mudar mentalidades (e a evitar riscos de saúde desnecessários). Desde miúda nunca gostei de passar muito tempo ao sol porque sinto-me mesmo mal(não dispenso a sombrinha). Às vezes gostava de ficar ligeiramente mais dourada, mas vivo bem com a minha pele "lula":p
o meu objectivo no verão é sempre ficar o máximo morena possível. mas a verdade é que sempre tive tendência para ficar muito morena e adoro ver-me morena :)
Comigo é o gozo total! Fui de lua de mel para punta cana, o marido veio preto e eu vim, pronto, menos branca. Tudo graças aos super protectores, óculos e chapéus! Sou muito branquinha, tenho sinais e adoro a minha pele. Portanto, a ideia de torrá-la não me agrada. Apanho sol que gosto muito mas sempre com cuidado. Sempre fui educada assim e também não consigo agir de outra forma. ;)
Bronzeio muito facilmente. A minha família é muito morena. Mas não é por isso que não tenho um cuidado redobrado com o sol. Uso sempre protector, apesar de muita gente me ridiculizar por usar um factor de protecção solar maior do que elas que são brancas como cal. Eu digo-lhe que voltaremos a falar no dia em que for com elas ao IPO...
Acho que cada um tem que se assumir como é ou como gosto de ser. Mas pensando sempre que a saúde é mais importante que a beleza. E sim, pode-se ser muito gira mais branca :)
não fui uma única vez à praia entre 2000 e 2009 e sempre gozaram com o meu tom de pele. sou extremamente pálida, mas sempre tive orgulho nisso. o ano passado cedi à praia e, mesmo com SPF50, apanhei um escaldão do demo. ainda tenho marca :/