Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Ter | 29.03.11

Eu e... "Já não vou comprar porque já toda a gente comprou"


Let's face it: Quem nunca pensou isto? ?

Na era da fast fashion, da moda acessível a "todas" as carteiras, de "Prada disponível na Zara", existe cada vez mais um interesse massivo pela moda. Se há umas décadas atrás a moda era apenas acessível aos mais ricos (ou a quem tinha olho em lojas de segunda mão), hoje em dia está ao virar da esquina!

E há tudo para todos os gostos! Mas o problema parece bater aí mesmo... Eis que nos deparamos com a questão da massificação do gosto. Se antes a moda era o aprovado pelas elites, hoje - com a expansão de moda a todas as classes - é "moda" (no seu conceito mais comum) não só o que é usado pelas classes mais altas, não só aquilo que é apresentado pelas grandes casas, mas também o que é absorvido pelas massas. Claro que há quem discorde deste ponto de vista, mas isso já são outras conversas.

Com tudo isto eis que chegam as peças it da fast fashion como, parece ser o caso, o blazer rosa da Zara de que falei ontem. E eis que surgem os comentários "Há e tal, ia comprar, mas já toda a gente tem". Ora bem... Eu compreendo mas, ao mesmo tempo não compreendo.

Sim, compreendo que uma pessoa com personalidade própria, e que veja nas roupas e na moda um meio de exprimir a sua individualidade, não goste de andar igual a "meio mundo" (porque NÃO é igual a meio mundo). Eu compreendo esse sentimento, e - devo dizer - que apesar de não me vestir para "ser diferente", tão pouco me visto para "ser igual".

Por outro lado, não partilho o ponto de vista porque... Não gosto de pensar deixaria de comprar uma peça que adoro, que me fica bem, que iria ficar a matar com certas peças que já tenha lá por casa... Porque muita gente já tem! Já aconteceu, admito... Mas também já me arrependi de deixar que isso acontecesse! E isso também vai ao encontro da questão da individualidade: a maneira como eu vou usar, nunca será a mesma maneira da "vizinha do lado". NUNCA! A fisionomia, as restantes peças, a atitude, o cabelo, a maquilhagem.. É sempre diferente! E faz sempre a diferença!! Se pensarmos bem, nós próprios quando compramos algo, não vestimos sempre da mesma maneira... Damos versatilidade às peças, certo? Quem não acredita pode ver este post aqui.


Agora... Quero muito ler opiniões sobre isto!?

31 comentários

Comentar post