Hoje quero falar de uma das minhas paixões, e explicar em que medida é que esta me apaixona. Isto surge porque me pus a pensar nessa que é a grande polémica blogueira? - o que faz de um blog um blog de moda? Sobre isso sinceramente não me pronuncio muito. Eu sempre descrevi o meu como um blog de moda, de it girls, de estilo, e de "coisas boas", e mantenho a minha posição. Vem sempre aquela pessoa que diz "não, não, blog de moda é blog que fala de desfiles, e de cortes e cores, e modelos, e editoriais". Quem dá dicas, quem fala de outras coisas, não fala de moda.
Pois eu acho que a moda é um assunto vasto, muito vasto, e acho que as pessoas de deviam deixar esses labels de parte, e simplesmente ler os blogs que gostam, sejam eles de editoriais ou de imagem, ou de cariz mais pessoal.
Por ser um assunto tão vasto acho que há um universo de maneiras de o abordar, e de apreciar. Eu - por exemplo - não ligo muito a desfiles, não corro para o YT a ver como correu e o que aconteceu e o que desfilou. Não sou louca por editoriais, nem sei os nomes das modelos. Vejo quando me apetece ver, quando estou com disposição para tal... Essa - para mim - é uma parte mais "artística" da coisa, e eu - meus caros leitores - sou uma pessoa pouco dada a arte. lol Sou uma coisa abrutalhada no que toca a esse aspecto. Mas tenho tentado aprender sobre arte, tenho tentado dar a devida atenção aos editoriais das revistas (por isso tenho comprado edições estrangeiras) porque, na realidade, são algo de muito belo e fabuloso. Baby steps!
O que me atrai na moda é o "seu todo".O lado económico, o lado histórico e - principalmente - o lado social da coisa! É disso que eu gosto! Isso e os chamados "trapos"... Ir às lojas, ver o que há de novo (a novidade!!), o que gosto, o que não gosto, o que pessoa tal gostará, etc. Além disso gostaria imenso de ser consultora de imagem (perdoem-me o cliché!), porque me identifico totalmente com a função. Adoro! E escrever sobre moda? Bem, gostaria de escrever nos temas que referi em cima: sobre economia, marketing, sobre história (relação passado/actualidade) e sobre sociologia da moda!
É isso que eu mais gosto - a sociologia da moda! É por isso que gosto de ler os vossos comentários, é por isso que gosto de ler blogues. Há interecção, há opinião, há diversos lados do mesmo assunto. Gosto de ver o impacto que a moda tem (ou mesmo quando não tem nenhum) nas pessoas. É isso que eu gosto. Muito mais do que saber qual é a ultima it bag, gosto de saber o que as pessoas acham/pensam/fazem em relação a isso.
E pronto. É isso... Opiniões? O que é que vocês gostam... Contem-me tudo!! (:
Identifiquei-me com aquilo que escreveste, Xana. Eu estou a tirar Comunicação Social e pretendo seguir uma carreira no jornalismo de imprensa. O meu sonho era mesmo trabalhar na Vogue, mas tento não pensar muito nisso para não acabar desiludida. A parte que eu mais gosto são mesmo os artigos, falem de tendências, estilos, personalidades, o que seja. Com os editoriais não me identifico muito. Acho-os muito conceptuais, dificilmente me inspiram. Para mim a parte mais importante da moda é a que está acessível a todos, que se pode usar no dia-a-dia e que realmente tem importância para toda a gente (sim, porque não me digam que há quem se esteja nas tintas para isso, não acredito). Para além disso, penso que relativamente a moda, são mais ricos os blogs pessoais do que os outros. Por um simples facto, eles vieram ocupar um nicho que até então não existia. Os blogs que se resumem a mostrar editoriais de revistas, só tornaram mais acessível e barato algo que já existia muito antes da blogosfera. Os blogs pessoais transmitem uma perspectiva única e tornam a relação ''blogger-leitor'' muito mais próxima. Têm uma função completamente diferente das revistas de moda. Enfim, desculpa o testamento. Ahah De qualquer forma, gosto muito do blog e passo por cá todos os dias. Às vezes até sinto que te conheço de uma certa forma :P Beijinhos e continua *
encontrei este texto engraçado sobre a diferença entre bloggers de moda e os outros: http://www.glamour.com/fashion/blogs/slaves-to-fashion/2011/02/yp-my-little-guide-on-how-to-reco.html?mbid=sharebar_twitter
e foi a minha piquena contribuição para o debate :)
Na minha opinião e depois de pesquisar sobre isso, não tenho dúvidas que um blogger de moda é aquele que aborda vários ou todos os temas na área da moda. E moda não é apenas os desfiles, os editoriais, as tendências... É sim o "teu style" retratado para o mundo, as novas colecções, as marcas, as lojas, a make-up... Um fashion blogger hoje consegue e poderá se tornar ainda mais importante que um editor de moda! Através das suas opinião e da visão de moda que transmite!!
Não sei se o teu blog é de moda ou não, nunca pensei muito nisso, mas para mim é um blog da moda e que eu gosto muito de ver/ler :) Além disso apesar de adorar moda, como 99% das mulheres, a minha vida não tem nada a ver com moda em termos profissionais, por isso para quê saber as coisas "técnicas"? Gosto é de ver, de falar, de ouvir falar...ver revistas, ler blogs, entrar nas lojas e...comprar!
Eu vou-te ser muito sincera, gosto mais de ver/ler blog's que mostrem look's que eu consiga adaptar ao meu guarda roupa e que consequentemente eu consiga vestir. É que muitos dos ditos blogs de moda a única coisa que fazem é colocar neles fotos de desfiles onde a arte é levada ao máximo do espectáculo e muita daquela roupa só é usável quando adaptada.
Num fashion blog, na minha opinião, pode abordar variados temas, desde os desfiles até às dicas e looks postados. Por isso considero o teu blog um fashion blog, e por sinal um dos que mais gosto de ler. Porque é simples, acessível e escrito de um modo alegre. Gosto de ver editoriais, de ver resumos dos desfiles em fotografias e de conhecer algumas modelos, mas isso faço-o lendo revistas. Nos blogs, como o teu, tenho a oportunidade de ver a moda adaptada à mulher comum, dicas que me inspiram. Continua o bom trabalho.