Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alexandra Neto

Qui | 02.02.12

BookClub - Nina Garcia

Hoje trago-vos um pequeno resumo sobre os quatro livros de Nina Garcia. Como já expliquei no post de ontem, Nina é ex editora de moda da Elle (US), função que passou a exercer na Marie Claire. Além disso, é júri no famoso Project Runway. Sinceramente, pouco acompanho o programa, mas a julgar pela maneira como escreve e aconselha, suponho que desempenhe um excelente papel no mesmo.


O primeiro livro que comprei foi o único disponível em português (disponível na Fnac e na Bertrand) - O Livro Negro do Estilo, e posso afirmar que aprendi imensa coisa (ressalvo que foi o primeiro livro que li nesta área). Fiquei apaixonada pela maneira como a autora escreve, e pouco tempo depois encomendei na Amazon os outros dois que existiam na altura - The One Hundred e The Style Strategy.


Pontos-comum nos quatro livros | Bom humor e informalidade qb (a sensação de estarmos frente a frente com a autora); Fun facts (à-partes do texto, que contam dados históricos, ou curiosidades sobre determinada peça, acontecimento ou pessoa); Dicas preciosas (são mesmo); Ilustrações perfeitas (e sempre adequadas ao texto que acompanham), e; Citações de personalidadevariadas (nem sempre ligadas à área da moda), que nos ajudam a perceber melhor capítulos ou conceitos (ou simplesmente inspirar).


Vamos ao resumo dos quatro:


O Livro Negro do Estilo | Este livro não pretende ser um guia para 'ganhar estilo', mas antes um livro para nos fazer reflectir no que somos e no que queremos/devemos mostrar através do que vestimos. Não cria categorias ou caracterizações, o que gostei imenso, pois sou da opinião que estas mais servem para nos limitar, do que propriamente para nos definir.
Através da sua experiência pessoal e profissional ensina alguns truques e dicas para ganharmos uma maior auto estima, e aprendermos a escolher o melhor para nós.
Claro que, pelo meio, existem algumas dicas extra, o que faz deste livro o mais completo dos quatro. Curiosamente é o mais fininho.



The One Hundred | Obrigatório. Mais que não seja pela abordagem tão original e por ser uma leitura tão boa. Gostei imenso de ler este livro, e diverti-me imenso na ansia de "descobrir qual seria o próximo". Acreditam que me ria a ler? 
Resumidamente, este livro lista os 100 items eternos na moda (meaning, that never go out of style), na perspectiva da autora. O melhor é que o faz de uma forma generalista, referindo marcas high e low cost, e contando a história por detrás de cada peça, e o porquê de não passarem de moda.
Nina introduz o livro de uma maneira muito engraçada, que nunca mais esqueci: quando andava em renovações no seu apartamento (que duraram bem mais que o previsto), manteve a maior parte das roupas no seu closet, e muito poucas no sítio que alugou. Durante os muitos meses da renovação, passava a vida a correr para o seu apartamento em busca de peças sem as quais não conseguia 'viver'. Esta experiência levou-a a reflectir no assunto - afinal estava sempre a ir buscar certas e determinadas peças, enquanto que outras ficaram lá todos aqueles meses. Daí nasce a lista dos 100 must have!



The Style Strategy | Este sim, um guia para o estilo, mas ainda assim, sem pretensões desnecessárias. Pretende ensinar as mulheres a comprarem melhor e, consequentemente, a vestirem-se melhor. O subtítulo do livro explica perfeitamente a missão: A Less-Is-More Approach to Staying Chic and Shopping Smart.
Para tal, Nina propõe um processo de três passos: What Do I Have?, inventário e limpeza no que já temos; What Do I Need?, depois de inventário feito, ver quais os básicos e investimentos por fazer; What Do I Want?, que pretende 'ensinar' a comprar. Claro que, ao longo dos três capítulos, chovem dicas de todos os géneros.



Look Book | Detalhe, detalhe, e detalhe. Para os mais minuciosos, ou para pessoas com dificuldades em saber adaptar-se a ocasiões especiais (do social ao profissional), este livro explora um sem fim de cenários e guia-nos na criação do conjunto mais correcto (e stylish). Este sim, considero um verdadeiro guia, e é, de longe, o que contém mais dicas.
Foi o que menos gostei (mesmo tendo gostado bastante), porque sou uma pessoa muito desligada de certas regras - no entanto, admito que é sempre importante tomarmos conhecimentos deste tipo de coisas.
O livro divide-se em oito áreas: Trabalho, Dating (tradução, encontros amorosos), Dia, Noite, Férias, Life Events (desde a mala para levar para a maternidade, ao que levar para uma audiência de jurado, que não temos em Portugal), Casamentos, e Viagem de Sonho.



Nota: Peço desculpa pela quantidade de vezes que repito a palavra dicas, mas efectivamente o melhor dos quatro livros são as dicas, o know-how, que a autora transmite.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.