Qua | 17.07.13
Beauté | Aparelho Ortodôntico
[finalmente!!]
Hoje venho falar-vos do meu aparelho ortodôntico! Já o coloquei em Janeiro de 2012, e ainda tenho uns meses pela frente... É uma experiência longa, às vezes dolorosa, e algo dispendiosa, e uma das melhores decisões que já tomei na vida. Ora vamos por tópicos:
- O antes do aparelho normalmente envolve: arrancar dentes, e fazer o orçamento (incluí radiografias, fotografias, e moldes). Logo aí começa a dor (tirar os dentes), e o dinheirinho a sair.
- Escolher um dentista (ou, ortodontista) deve ser um passo bastante ponderado! Não tenham pressa... Pesquisem bem as clínicas, os preços, o que incluí o orçamento. Tentem optar sempre por alguma clínica/dentista do qual tenham referências. Eu conheço pessoas que usaram aparelho meses, outras anos a fio, é tudo muito relativo, depende dos casos de cada um, mas também depende - MUITO - da competência dos dentistas.
- O preço é, pelo que me perguntam, um dos factores que mais deixa as pessoas apreensivas. Sou sincera.... É um processo muito dispendioso, sempre!! Bate sempre nos 4 dígitos (raras excepções, e são de desconfiar). É melhor ter algum poupado, ou estar preparado para uma prestação durante algum tempo. Dica extra: quando vos entregarem o orçamento estudem-no bem, vejam o que incluí, o que não incluí, e esclareçam tudo com o vosso dentista.
- Muitos também me dizem que o meu aparelho mal de nota nas fotos. Não é photoshop, mas é transparente ahah Não tenho a certeza se é cerâmica ou acrílico (lol, #despistada) mas é uma coisa assim. Dá imenso jeito, é muuuito mais estético, e no meu caso não paguei mais por isso (mas na maioria das clínicas paga-se). Atenção que nem todos podem usar estas brackets (as peças que se 'colam' aos dentes e lavam o ferro), porque são mais frágeis - ou seja, pessoas com casos mais "graves" iriam estar sempre em risco de os partir.

- Qualquer mudança que vos façam vão senti-la, e bem! Preparem-se para feridas na boca, que depois de tornam em "calos" -.- É horrível, mas faz parte! Partilhem sempre tudo com o dentista, de forma a que ele veja se há algo que possa fazer para minimizar a causa da dor.
- Há o mito de que o aparelho de baixo é bem mais doloroso... E no meu caso, foi!! Não sei se será sempre assim, mas penso que na maioria dos casos é. Com o de cima não sofri nada, com o de baixo foi uma adaptação que ainda demorou.
E pronto, acho que é isto! :) Qualquer questão/dica-extra deixem em comentários que eu respondo!
Espero ter ajudado!!!